segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sinal Verde...!!

Ola amigos,

Começo esse post falando sobre o início do trabalhos na Fórmula 1 2011. Na verdade, sem grandes novidades em relação à temporada passada no que se diz respeito aos pilotos. Vettel pulverizou todos os tempos nos treinos e na corrida, e, sem grande trabalho, venceu o GP da Austrália de ponta a ponta. Novidades mesmo ficaram por conta de algumas mudanças no regulamento para este ano, principalmente na criação da asa móvel e a volta do KERS.

Começando pelo DRS (sistema de redução de arrasto), continuo com a opinião de que é algo temporário na Fórmula 1, que teve dia pra inciar e já terá data certa pra terminar. Sou favorável sim, obviamente, que mudanças sejam feitas no regulamento para que possamos ver novamente o que há de mais fantástico nas corridas de automóveis - as ultrapassagens. Isso não significa que idéias estúpidas devam ser colocadas em prática, fazendo com que as corridas virem algo artificial. Concordo com o que diz o tricampeão Niki Lauda, as ultrapassagens devem ser feitas de acordo com o braço do piloto, e não com luzes verdes que se acendem quando a FIA determina. A FIA já emitiu comunicados dizendo que dará um parecer sobre a eficiência das asas móveis ao final da terceira etapa, bem como já garantiu ser proibido o uso em corridas onde os pneus intermediário e de chuva sejam utilizados, para garantir a segurança dos pilotos.

Sobre a volta do KERS, ainda não foi possível perceber o quanto isso será eficiente. Apesar de gerar uma potência maior nos carros enquanto ele estiver sendo usado, o dispositivo gera um peso de aproximadamente 15 kilos a mais nos carros. Quando as equipes desenvolvem seus carros, existe uma busca desesperada em componentes cada vez mais leves para reduzir o peso dos carros. A introdução do KERS gera um peso maior, ou seja, vale a pena assumir esse peso a mais nos carros em troca de alguns cavalos de potência por alguns segundos, em algumas retas? O resultado da telemetria das equipes deve ser mais eficiente do que nossa visão externa, mas é interessante lembrar que a RedBull não utilizou na etapa da Austrália, e mesmo assim Vettel sobrou na pista de forma impressionante.


Abaixo, farei uma rápida avaliação do que percebi após a primeira corrida da temporada:

RedBull: Continua sendo o melhor e mais rápido carro do grid. Nas câmeras onboard nota-se facilmente que os dois pilotos dirigem de forma suave, sem precisar de grandes correções. A única diferença em relação a 2010 é que Sebastian Vettel exercerá uma maior domínio sobre Mark Webber, que realmente sentiu o golpe da perda do título para o companheiro alemão.

McLaren: Apesar de estar mais lenta que a RedBull, a McLaren deixou boa impressão, principalmente nas mãos de Lewis Hamilton. O inglês largou em segundo e chegou a incomodar Vettel no início da corrida. Jenson Button vinha rápido atrás de Felipe Massa, mas acabou punido por uma manobra infantil na tentativa de ultrapassá-lo, compromentendo toda sua corrida. Como é tradição, a McLaren sempre costuma obter melhoras ao longo da temporada. Certamente a dupla Hamilton e Button estará forte na luta por vitórias.

Ferrari: O carro deixou a desejar, mas tende a melhorar. Tanto Fernando Alonso quanto Felipe Massa tiraram tudo do carro, e mesmo assim ficaram longe dos carros da RedBull e até mesmo da McLaren. O que se espera da dupla de pilotos da escuderia italiana é pé embaixo a temporada toda. Alonso vai a todo custo tentar recuperar o campeonato praticamente ganho em 2010, e Felipe já recebeu ultimato do presidente Luca di Montezemolo para andar no mesmo tempo do espanhol.

Lotus Renault: Supreendeu em Melbourne! Conseguiu um pódio com Vitaly Petrov e se mostrou um carro agressivo. Heidfield não foi tão bem, mas foram seus primeiros contatos com o carro. Porém, a equipe ainda não terá carro para buscar vitórias, mas o potente motor Renault dará muitos pontos para a equipe

Mercedes: Um fim de semana para ser esquecida pela equipe. A corrida de Schumacher acabou logo nas primeiras voltas, e Nico Rosberg foi atingido por Rubens Barrichello, sendo obrigado a abandonar. A equipe conseguirá importantes pontos e talvez alguns pódios, porém ainda não será esse ano que lutará por títulos.

Williams: O carro é mais rápido do que o ano passado. O novo câmbio, bem menor que o das outras equipes, ainda não se mostrou confiável. A equipe precisa arrumar pelo menos 7 décimos para figurar entre os 4 primeiros. Mas houve grande evolução em relação ao de 2010. Rubens Barrichello cometeu um erro e acabou fora do Q3 na classificação, e começou a corrida de forma tumultuada, caindo pra último. Mas se recuperou bem e fazia grande corrida, fazendo bastante uso do KERS. Lutava pela oitava colocação quando errou a freada e bateu com Rosberg. Pastor Maldonado não representa perigo para o brasileiro, pois a inexperiência dele é muito evidente.

Force India / Sauber / Toro Rosso / Lotus / Virgin: Essas 5 equipes lutarão num campeonato particular. A Sauber surpreendeu com os dois pilotos entre os 10 primeiros na corrida, mas acabou desclassificado por fazer uso indevido das asas móveis. Destaque para a grande corrida de Sébastian Buemi, da Toro Rosso, com um ótimo oitavo lugar e a grande estréia de Paul di Resta, pela Force India. Apesar de ser estreante na categoria, se mostrou um piloto agressivo e habilidoso, conseguindo seu primeiro ponto.

Hispania: É um carro de outra categoria. Representa um perigo grande para a Fórmula 1, não somente para os próprios pilotos, mas também para os demais. Quando Liuzzi foi para a pista, nos treinos livres de sábado, o que se viu foi um papelão enorme. O carro é totalmente desalinhado, lento, não tem estabilidade nem pra andar nas retas. Acabou ficando fora da corrida por ultrapassar o limite de 107%, e espero que seja assim ao longo de todas as etapas da temporada. Foi humilhante! E perigoso!



Outras Categorias

Aproveito o espaço para destacar a grande corrida de Tony Kanaan na estréia pela equipe KV na abertura da Fórmula Indy 2011. O brasileiro que teve contato com o carro pela primeira vez dias antes da corrida só pôde fazer um treino em oval. E conseguiu um terceiro lugar espetacular, travando um belíssimo duelo com a suiça Simona de Silvestro, que chegou em quarto, depois de fazer grande prova. Destaque também para o bicampeão Dario Franchitti, que venceu a corrida, seguido do atual vice-campeão Will Power. 

Luto


Não poderia deixar de expressar meus sinceros sentimentos à família de Gustavo Sondermann, piloto da Fórmula Montana, que sofreu um acidente fatal na Curva do Café, na etapa de Interlagos. É uma fatalidade, não há dúvidas, mas a revolta é com relação ao descaso que a CBA tem com os pilotos. As vezes colocam contratos comerciais e financeiros acima de qualquer coisa, e quem sofre com isso não são pilotos, e sim seres-humanos que ali estão. O que aconteceu em 2007, com Rafael Sperafico, que também perdeu a vida na mesma curva numa etapa da Stock Car Light, não foi suficiente para que providências fossem tomadas para evitar novas tragédias. Quem sabe agora, que mais uma vida se foi, alguém não se mexe e de uma vez por todas procura uma solução para evitar novos acidentes?? É lamentável!!



Sondermann, descanse em paz! Sua família e todos os amantes da velocidade choram de saudade. Olhe por todos aí de cima. Estamos todos de luto!

Um forte abraço a todos!!!

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