quarta-feira, 23 de março de 2011

Ligando os Motores!!!

Caros amigos do automobilismo,



A partir desse post, inicia-se o mais novo blog destinado aos amantes da velocidade, especialmente a Fórmula 1. E não há data melhor para começarmos nossos trabalhos senão às vésperas do início da Temporada 2011 da principal categoria do automobilismo mundial. Temporada, que por sinal, tem tudo pra ser a mais emocionante e disputada de todos os tempos, apesar de já ter sofrido a primeira baixa mesmo antes de seu início - o cancelamento do GP do Bahrein, primeira etapa da temporada.

Alegando instabilidade política no país, que vive uma série de protestos e a repressão da polícia aos manifestantes, resultando em mortes e deixando muitas pessoas feridas na capital Manama, o príncipe do Bahrein, Salman bin Hamad bin Isa Al-Khalifa, informou a Bernie Ecclestone, chefe comercial da Fórmula 1, que desistiria da abertura da temporada 2011 da Fómula 1. Uma nova data, possivelmente no final do calendário, ainda está sendo estudada por membros da FIA.

Essa não é a primeira vez que uma corrida de Fórmula 1 é cancelada. A Argentina, por exemplo, já teve 3 corridas canceladas: em 1976, por problemas semelhantes ao do Bahrein; em 1982 por conta da Guerra das Malvinas; e em 1999, depois de 13 anos de ausência no calendário da F1, voltaria a sediar uma corrida da categoria, porém foi cancelado devido a uma crise financeira do país. Problemas financeiros também levaram ao cancelamento do GP de Magny-Cours em 2009, e a prova nunca mais voltou ao calendário. Em 1983, faltando pouco mais de 3 meses para a corrida, o GP de Nova York foi cancelado alegando falta de estrutura, mas nesse caso foi substituído pelo até então novíssimo GP da Europa, em Brands Hatch. 

Em contrapartida, fatos como os atentados de 11 de Setembro e a morte da princesa Diana não alteraram a agenda da Fórmula 1. Apenas 19 dias após os ataques terroristas em Nova Iorque, o Grande Prêmio de Indianápolis foi disputado sem alteração de horário. O mesmo aconteceu com o GP de Monza, que foi disputado simultâneamente ao funeral da princesa Diana, não mudando um minuto sequer do horário marcado.

Mas o cancelamento do GP do Bahrein mostra o profundo bom senso dos organizadores do campeonato de Fórmula 1, colocando sempre em primeiro lugar a segurança dos pilotos e da legião de fãs que sempre acompanham o circo da F1, e não apenas contratos comerciais e patrocinadores. Esse bom senso, talvez, tenha sido o que faltou no fatídico fim de semana de 1º de Maio de 1994, onde não faltaram fatos e argumentos para o cancelamento daquela etapa. No treino de sexta, Rubens Barrichello já tinha mostrado ao mundo o perigo que seria correr naquela pista, escapando da morte quase que por milagre. Sorte essa que não estava ao lado de Roland Ratzemberg, que perdeu a vida após um acidente na classificação de sábado, e de Ayrton Senna, que deixou em luto todos os amantes da velocidade.

Bom, deixo aqui um grande abraço a todos os nossos seguidores, comunicando que logo mais colocarei um novo post dando alguns palpites para o que espero das equipes e dos pilotos que participarão da Temporada 2011 da Fórmula 1.







Forte abraço, e até a póxima!!!

Um comentário:

  1. Olá.

    Envie seu link para o Midiafire.

    Nossa proposta é divulgar seu blog/site.

    Desejamos que você tenha muitos cliques e aumente suas visitas.

    Faça-nos uma visita.

    Sucesso!!

    ResponderExcluir